Arte Cerâmica

Jean Ruffier

Nascido em Natal – Rio Grande do Norte, veio ainda criança para o Rio de Janeiro tendo estudado no Colégio Brasileiro de Almeida – Ipanema, onde teve oportunidade de participar do curso de cerâmica, aprendendo técnicas básicas, fato importante para o desenvolvimento futuro. Formou-se em medicina, junto com sua mulher Cléa, dedicando-se a pediatria e com especialização em Terapia Intensiva Pediátrica. Na época, não sobrava tempo para dedicar-se às artes cerâmicas. Vieram os filhos e o tempo ficou mais curto.
A cerâmica ficou guardada, com ansiedade, até o ano 2000, quando passou a cursar aulas no Atelier Barro e Cor, de Lucinda Barclay com seus admiráveis auxiliares Leonardo, Pedro e Pretinha. Participou com eles de algumas exposições – xícaras, leiteiras, réplicas de Picasso e máscaras.
Montou seu Atelier “Atelier de Cerâmica Jean Ruffier” em seu Sítio – Sítio Vale das Seriemas, situado na Estrada dos

Pilatos, S/N no Brejal – Distrito de Petrópolis, que dispõe de torno, mesas de trabalho e três fornos – um grande a gás, um menor, para queima Raku e outro para a lenha.Gosta de produzir chaleiras,painéis, bules, garrafões e começa a criar pequenas esculturas.
Participa do grupo “Arte Cerâmica em Petrópolis” desde sua formação com objetivos de integração, cooperação, divulgação e disseminação da cerâmica da região serrana do Rio de Janeiro. Esteve, com o grupo, em Mostras de Itaipava, Araras e Rio de Janeiro.

Contatos:

E-mail: Jean.ruffier@globo.com

Tels.: (24)2259-3130 / (21)98868-1625