Arte Cerâmica

Jane Maia Weinberg

Carioca de nascimento e petropolitana por escolha.
Para quem desde sempre se expressou em 2 dimensões, desenhando em qualquer pedacinho de papel que passasse pela frente, na infância, e criando campanhas, folhetos e logomarcas, profissionalmente, em grandes agências, tomar contato com a cerâmica e poder criar em 3 dimensões, foi um enriquecimento! A sensação era de estar aprendendo um novo idioma! As mãos manicuradas de diretora de arte e publicitária, ficaram mais ásperas, mais simples e mais vivas!!!
Há 17 anos trabalho com a argila e há 17 anos as surpresas e alegrias se sucedem. A cerâmica é uma agregadora na minha vida: a quase meditação no torno, momento solitário e concentrado, a paciência na elaboração das texturas quase primitivas e, ao mesmo tempo, tão sofisticadas, o partilhar das descobertas com outras pessoas, outros ceramistas... Ela, sem dúvida, me ajudou a desenvolver uma valiosa jóia chamada: apreciação.

A cor sempre foi meu elemento de prazer, mas com a possibilidade de trabalhar a forma em espaço, o balé das curvas que se abrem e se alongam passou a me envolver e encantar integralmente. Para mim, é um trabalho onde os sentidos se aguçam. Não só o tato e a visão, mas o olfato, o som da massa sendo trabalhada sobre a mesa... tudo isso tem um sabor muito especial, que enriquece a experiência e a vida. No atelier o tempo se transforma: é o momento especial em que o passado se conecta inteiramente ao presente e o presente ao futuro: a ideia, o fazer e o vir a ser.
Beleza é uma forma de conhecimento”. E essa é a minha busca na cerâmica.

Contatos:

E-mail: weinberg.janemaia@gmail.com

Tels.: (24) 2291-5691