Desenvolvimento da Cultura Cerâmica

Valorizar a arte cerâmica e transformar Petrópolis em polo reconhecido de cerâmica é, com certeza, projeto que somente alcançará seus amplos objetivos culturais, sociais e econômicos por meio de parcerias efetivas com o governo municipal - prefeitura e secretarias de cultura, educação e turismo, em especial - , Convention Bureau, organizações educacionais empresariais como Sesc e Senai, órgãos voltados para a melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento, lideranças comunitárias e empresariais, além do apoio da mídia jornalística.
Os membros de grupo “Arte Cerâmica em Petrópolis” conhecem profundamente o ofício da cerâmica, suas potencialidades, e a diversidade de recursos adequados à cada situação de trabalho, bem como o processo educacional em

arte cerâmica. E todo esse know-how está à disposição do projeto de retomada da tradição da cerâmica petropolitana. Por oportuno, é justo destacar que, hoje, é basicamente a Cerâmica Luiz Salvador que dá continuidade a essa tradição. Ademais, Petrópolis deve, por exemplo, à Cerâmica Luiz Salvador a iniciativa de trazer para a cidade, com grande sucesso, em 2010, o Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo, o maior evento nacional na área de arte cerâmica.
Contudo, podemos e precisamos fazer - todos juntos – muito mais ainda para colocar a cidade como referência nacional em cerâmica, promover o surgimento de novos talentos, a entrada de mais recursos como turismo, a geração de trabalho, emprego e renda, e a melhoria da qualidade de vida e da cidadania da população petropolitana.