Arte Cerâmica

Arthur Bosísio

Arthur Bosisio é designer gráfico e professor com mestrado em Comunicação. Desde jovem interessa-se por artes visuais, recebendo, já aos 15 anos, prêmio de menção honrosa em pintura no Salão Nacional de Belas Artes.
Hoje dedica-se integralmente à cerâmica artística em seu atelier na Fazenda Inglesa, Petrópolis, onde mora, freqüentando periodicamente o atelier da ceramista Sonia Saraiva, no Rio de Janeiro, junto ao qual tem participado nos eventos “Portas Abertas no Jardim Botânico” e outros.
Em seu atelier na Fazenda Inglesa, Arthur procura explorar múltiplos recursos e processos de trabalho em busca de texturas fortes, formas inusitadas e novos resultados cromáticos. Alinhado à filosofia da estética da imperfeição, provoca e valoriza “acidentes cerâmicos” em suas obras, como rachaduras, escorrimento, bolhas, etc. Para tanto, e em que pese o risco, explora ao limite a resistência da argila e do esmalte, utilizando por vezes, numa mesma peça, argilas de temperatura de queima diferente, esmaltes de baixa e de alta, e até quatro queimas (elétricas e a gás).

Suas obras partem, amiúde, da combinação/fragmentação de formas encontradiças na natureza, em objetos funcionais e/ou em volumes geométricos puros, gerando novos e instigantes significados; o processo construtivo das peças é aberto, orgânico, ao adequar-se às transformações da argila – que reage conforme suas próprias leis- e a incorporar novos caminhos surgidos no desenvolvimento da modelagem; resulta daí a criação de objeto essencialmente único e, muitas das vezes, imprevisível a priori. As queimas se dão em forno elétrico, raku à gás e saggar em fogo aberto.

Contatos:

E-mail: arthurbosisio@gmail.com

Tels.: (24) 2243-1420 / (21) 98076-6661